Seu café da manhã pode fazer mais do que animar seu dia. Os
pesquisadores dizem que o consumo diário de cafeína (presente no café preto) também pode reduzir
seu risco de desenvolver um tipo de câncer de pele. É isto que está publicado no site da USA Today :
O carcinoma basocelular é a forma mais comum de câncer de pele, com quase um milhão de novos casos diagnosticados a cada ano no Estados Unidos. Uma dieta que contém ainda um pequeno fator de proteção pode ter grande impacto na saúde pública, disseram os pesquisadores.
"Nosso
estudo indica que o consumo de café pode ser uma opção importante para
ajudar a prevenir o carcinoma basocelular", disse o pesquisador-chefe
Fengju Song, do departamento de dermatologia do
Hospital Brigham and Women e Harvard Medical School, em Boston, estado de Massachusetts, EUA.
No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), câncer de pele não-melanoma (como o basocelular) são responsáveis por 70% dos casos, apesar desta alta incidência é de baixa mortalidade, por ser menos agressivo e apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente.
O câncer de pele é mais comum em pessoas com mais
de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção
daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores.
Pessoas de pele
clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas
prévias são as principais vítimas.
Previna-se não expondo-se ao sol (principalmente usando protetor e/ou bloqueador solar) em horarios de pico das emissões de raios UVA (causa envelhecimento da pele e pode causar câncer de pele) e UVB (causa vermelhidão e queimadura solar). O horário é das 11h - 16h . Agora também pode proteger-se tomando seu cafezinho diário.
Atenção: A
informação existente neste blog pretende apoiar e não substituir a
consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da
sua confiança.